Localizar


Use palavras chaves para melhorar sua pesquisa.

Você já adotou um animal abandonado?
Sim, já adotei e estou satisfeita(oo)
Não, mas pretendo adotar
Nunca, e nem tenho intenção
Receba as novidades
Nome
e-mail

assinar

 

cancelar

 
Flora
 Editoria: Vininha F. Carvalho
15/10/2004 

Destino Brasil se destaca em matérias na mídia internacional

As estratégias da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) para diversificar a oferta do país no exterior começam a trazer resultados. "Um ímã para os turistas estrangeiros", é como Salvador (BA) é classificada na edição de 28 de setembro do caderno de viagem do jornal mexicano Diario de Yucatán. Esse é apenas um exemplo de como o destino Brasil tem ganhado importância na mídia internacional, focando cada vez mais o país como um mercado importante, com a economia e exportações em franco crescimento e, somado a tudo isso, um país diverso culturalmente e altamente atraente para o turismo internacional.Além da atenção a destinos tradicionais como a Bahia, a imprensa estrangeira começa a focar o turismo em todos os estados do Brasil e por segmentos turísticos. No ano passado, foram lançadospela EMBRATUR onze produtos a serem oferecidos no mercado internacional (Negócios & Eventos,Cidades Patrimônio, Golfe, Sol & Mar, Resorts, Ecoturismo, Aventura, Festas & Eventos, Mergulho,Incentivo e Pesca Esportiva) no sentido de mostrar que o país tem, além de sol e praia, muito mais para oferecer. A revista portuguesa Hole One de julho/agosto, tem como reportagem de capa o Golfe no Brasil. Fala que aqui estão reunidos "campos de cortar a respiração" com "falésiasmulticoloridas, praias brancas e desertas". A revista francesa Sport Free Attitude traz matéria com a prática de surf na pororoca do Rio Amazonas com o oceano Atlântico, mostrando o Brasil como palco interessante para o esporte.Para a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, “ações como a participação em feiras nacionais e internacionais, em cooperado com a EMBRATUR e a parceria do trade turístico do Amazonas, aliados ao atendimento a equipes jornalísticas, são fundamentais. Recebemos profissionais da França, Itália, Argentina, Alemanha, Inglaterra. Isso gera mídia internacional praticamente gratuita e de grande visibilidade para o Amazonas”.A viagem ao Pantanal (MS e MT), Florianópolis (PR), Búzios (RJ), São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu(PR) do jornalista mexicano Oscar Alvarez, com apoio da EMBRATUR, rendeu matérias diversificadassobre o Brasil em veículos de seu país, como nas revistas Mercedes, Diz e a De Viaje!, do jornal Reforma. Elas mostraram que se pode observar aves, visitar centros históricos e conhecer resorts de excelente qualidade, entre outras tantas possibilidades. A revista portuguesa Rotas e Destinos publicou um suplemento especial sobre a Amazônia (AM), mostrando que o ecoturismo é um ótimo motivo para se visitar o Brasil, assim como matéria do americano San Francisco Chronicle, em setembro, que fala de mergulho em Fernando de Noronha (PE) e da Cidade Patrimônio Olinda (PE). Salvador, que também está inscrita na lista da Unesco como Patrimônio da Humanidade, é destaque na revista portuguesa A Próxima Viagem, que destaca a herança lusitana na cidade. Negócios :O profissionalismo brasileiro é citado em matérias de grandes jornais, como o português Independente, em cujo caderno de economia há uma entrevista com a executiva do EscritórioBrasileiro de Turismo (EBT) em Lisboa, Vera Sanches, com o título "A criação do Ministério do Turismo foi um grande golo". O professor na faculdade de Economia da Universidade Nova Lisboa,José Albuquerque Tavares, assinou um editorial do jornal O Público em agosto que começa assim:"Ganha ou não esta final, em Portugal o ano ficou bem marcado pela alegria e eficácia da gestãodos brasileiros. Fernando Pinto virou a sorte à TAP em anos de vacas magras para voar, Roberto Medina organizou um grande festival de rock marcado pela inovação e Felipe Scolari libertou aseleção de fantasmas do passado para nos oferecer novas alegrias".Nada além nem aquém do que o Brasil está vendendo ao exterior - a seriedade com trabalho, como também mostra a matéria "Terra de Negócios", publicada no The Washington Times em 21 de setembro. A reportagem afirma que o Brasil deixou de ser um lugar "pouco confiável para se investir", e menciona recentes ofertas de ações realizadas por empresas brasileiras: "A diferença parece estar em como o mundo financeiro enxerga o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde que iniciou a gestão, o governo Lula controlou a inflação com políticas monetárias ortodoxas. No começo, levou a economia para a recessão, mas logo a colocou em ritmo de crescimentosustentável não visto desde 1970"."Aprendendo a amar Lula", uma edição especial da revista americana Fortune, comenta que os problemas que existem no Brasil, inclusive a desigualdade social, "têm sua melhor chance emdécadas de atingir seu potencial e subir ao nível dos países mais desenvolvidos do mundo".O Finantial Times mostra o potencial de exportação brasileiro através de diversos produtos: ônibus rodoviário para África, biquínis para Austrália e França, sapatos para o mundo inteiro etc. São muitas as amostras de que o Brasil ganha confiança lá fora. Para se ter uma idéia, no dia 28 de setembro, a Secom (Secretaria de Comunicação de Governo de Gestão Estratégica da Presidência da República) apurou que o site Google News em inglês resultava em 24 mil notícias pesquisadas com a palavra "Brazil". O site em espanhol da mesma companhia registrou 21,2 mil notícias no mesmo dia, com a palavra "Brasil".O turismo já tem resultados da melhora de imagem do Brasil no exterior: neste ano, os gastos de turistas estrangeiros no país, até agosto, somavam US$ 2.104 bilhões, 36,36% a mais do que em2003, e os desembarques em vôos internacionais aumentaram 15,17%, chegando a 3.957.752 passageiros, segundo a Infraero.


Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR