Localizar

Use palavras chaves para melhorar sua pesquisa.

Você já adotou um animal abandonado?
Sim, já adotei e estou satisfeita(oo)
Não, mas pretendo adotar
Nunca, e nem tenho intenção
Receba as novidades

assinar

cancelar

Sustentabilidade
 Editoria: Vininha F. Carvalho
16/8/2004

Ministros assinaram acordo de cooperação pela sustentabilidade do turismo

“Atuaremos casados, até que a morte nos separe”. Com esta metáfora, o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, de braços dados com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, resumiu o acordo firmado entre as duas pastas na Adventure Sports Fair, a maior feira de ecoturismo e esportes de aventura do Hemisfério Sul, que aconteceu em São Paulo.Na ocasião, Walfrido e Marina assinaram um documento de cooperaçãotécnica que tem como objetivo principal promover a inserção dos princípios de sustentabilidade no desenvolvimento da atividade turística no Brasil.A expectativa dos ministérios é que o acordo fomente o debate entre organizações governamentais, ONGs, empresários, instituições de ensino docentes e discentes, comunidades tradicionais e a própria sociedade civil, o que contribuirá para aidentificação de ações que podem ser realizadas de forma integrada, a curto, médio e longo prazo.“Estamos formalizando esta união da forma mais abrangente possível e atuaremos firmemente pela sustentabilidade e pela certificação da atividade no Brasil”, ressaltou o ministro.Ainda segundo ele, o turismo é responsável por mais de 10% da riqueza gerada em todo o planeta e por um emprego a cada nove no mundo. “Temos no Brasil 4,5 milhões de empregos ligados à atividade e estamos trabalhando para gerar mais 1,5 milhões de postos de trabalho em quatro anos. Queremos também movimentar R$ 8 bilhões em divisas. Turismo é emprego, divisão de renda e geração de riquezas”.Outros dados citados por Walfrido referem-se ao PIB. O total movimentado pelo turismo no Brasil corresponde a 3,5% do Produto Interno Bruto, enquanto na França e na Espanha este índice é quatro vezes maior.Sobre a Adventure Sports Fair, Mares Guia disse: “É um eventoespetacular, que nesta segunda-feira está celebrando o compromissoassumido pelas duas pastas aqui representadas na luta pelasustentabilidade e pela certificação do turismo noterritório brasileiro.O mundo vai descobrir o nosso país”, afirmou. Marina Silva, que ao lado de Walfrido visitou alguns estandes da feira, destacou a alta representatividade do segmento na Adventure Sports Fair. “Ela une o poder público, empresários e entidades não-governamentais num único local”, destacou.Ambos acompanharam ainda um grupo de deficientes físicos praticando esportes de aventura. Eles atuam na ONG Aventura Especial, comandada por Dadá Moreira,jornalista, fotógrafo, deficiente físico e idealizador da organização não-governamental.Para a ministra, as ações que estão sendo planejadas entre as duaspastas também possuem um caráter de inclusão social.“Queremos que cada vez mais pessoas se beneficiem do turismo, mas de forma responsável. O homem pode e deve agir integrado à natureza ao visitar um parque público ou um destino de ecoturismo, que, se preservados, gerarão riquezas e empregos para os brasileiros”, disse.“Estamos trabalhando com uma meta de certificar 300 mil profissionais ligados ao turismo nos próximos quatro anos, o que vai qualificar ainda mais o segmento”,completou Marina.FITS: sucesso absolutoSérgio Bernardi, diretor da Promotrade, empresa que organiza a Adventure Sports Fair, lembrou que a feira consolidou-se em 2004 como o palco das discussões do turismo de aventura no continente americano também graças ao sucesso do I Fórum Interamericano de Turismo Sustentável.“Esta iniciativa foi um marco no debate e implementação da certificação do turismo.Foi a primeira vez que as entidades, governamentais ou não, mais representativas e empresas de grande importância do setor se juntam para discutir sobre temas ligados à sustentabilidade”, destaca Bernardi.Cerca de 700 pessoas acompanharam as discussões e trocas de experiências do FITS nos dias 6 e 7 de agosto, com conferencistas e entidades que já têm trabalhos de certificação em turismo sustentável. O fórum foi uma realização da Promotrade em conjunto com o Programa de Certificação de Turismo Sustentável (PCTS), o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS) e a Rede de Certificação de Turismo Sustentável das Américas.No FITS também foi anunciado o Fórum Mundial de Turismo, que neste ano acontece entre os dias 1o e 3 de dezembro em Salvador, na Bahia. O Brasil será sede do evento também em 2005 e 2006 e, nele, será discutido o turismo como forma de geração de condições pela paz, desenvolvimento social e econômico e preservação da biodiversidade.

Fonte: ZDL de Comunicação